O jogador Izquierdo segue internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein após passar mal durante o jogo do seu clube, o Nacional-Uruguai, contra o São Paulo, nesta quinta-feira (22) à noite em partida da Libertadores da América. Foi nessa mesma unidade de saúde que Faustão ficou internado há alguns dias e na qual passou por dois transplantes (coração e rim) em seis meses.
Por volta dos 39 minutos do segundo tempo, Izquierdo, 27 anos, passou mal e caiu no gramado do MorumBis após se desequilibrar. A partida logo foi interrompida e uma ambulância entrou em campo para socorrer o zagueiro, em episódio que lembrou a morte fulminante do também Serginho, do São Caetano, no mesmo estádio em outubro de 2004.
Em relação ao atleta uruguaio, o seu clube informou que ele sofreu uma arritmia cardíaca, doença diagnosticada em 2014 no cantor Sérgio Reis. "Atualmente ele está estável e permanece em observação. Continuaremos atualizando as informações. Força, Juan!", informou a equipe em rede social. Izquierdo recuperou a consciência, porém voltou a perder os sentidos já na ambulância.
Com isso, foi sedado. "Está estável, no CTI [UTI]. Tem que esperar aproximadamente 12 horas para ver a evolução, para começar a fazer os exames e ver se tem alguma sequela e eventualmente encontrar as causas do episódio que vimos que ocorreu em campo", explicou o presidente do Nacional, Alejandro Balbi.
Essa é a segunda passagem do atleta pelo Nacional - a primeira ocorreu em 2022. O zagueiro também já jogou no Liverpool (Uruguai) e no Atlético San Luis (México) e tem no currículo títulos como a Supercopa uruguaia (2023) e aquele campeonato nacional (2022).
Com a vitória sobre o time uruguaio (2 x 0), o São Paulo garantiu vaga nas quartas de final da Libertadores e agora terá pela frente o Botafogo. Atlético-MG e Fluminense farão outro clássico nacional, enquanto o Flamengo encara o Peñarol (Uruguai). Colo-Colo (Chile) e River Plate (Argentina) também se enfrentam.